segunda-feira, 26 de abril de 2010

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Amazônico: O terras baixas:depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica.É banhado pela bacia amazônica, que se destaca pelo seu imenso potencial hidrelétrico.
Cerrado: O domínio do cerrado corresponde a área do do Brasil Central, a vegetação do cerrado é formada por arbustos de troncos e galhos retorcidos e recoberta com casca grossa.Os solos pobres e ácidos, colocando-se cálcario sobre o solo (método de calagem) muito utilizado no setor agrícola.
Mares de Morros: O domínio acompanha a faixa litorânia do Brasil desde o Nordeste até o Sul do país.Nele, predomina um clima tropical quente e úmido, caracterizada pela floresta latifoliada tropical.Na encosta da Serra do mar é conhecido como Mata Atlântica.
Caatinga: O domínio corresponde a região depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido.É atravessado pelo rio São Francisco que tem como aproveitamento hidrelétrico.No domínio aparece os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.
Araucárias: O domínio ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado a médias altitudes, de 800 á 1300 metros.Nesse domínio, a devastação á floresta é causada pela intensa ocupação agrária, especialmente a agricultura de café e soja.
Pradarias: O domínio é representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias(campos).
Faixa de Transição: São áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de duas ou mais domínios morfoclimáticos.Um exemplo de faixa de transição é a região do Pantanal, que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e do oeste Mato Grosso do Sul.

http://pe360graus.globo.com/vestibular/educacao-e-carreiras/geografia/2009/09/11/CNT,346,35,595,VESTIBULAR,1318-DOMINIOS-MORFOCLIMATICOS-BRASILEIROS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário