segunda-feira, 21 de junho de 2010

Região Metropolitana de Fortaleza


A região metropolitana de Fortaleza (RMF), também conhecida como Grande Fortaleza está localizado no estado brasileiro do Ceará.Foi criado pela Lei Complemetar Federal n°14, de 8 de junho de 1973, que instituia, também outras regiões metropolitanas no país.

Com 3.655.259 de habitantes é a sétima região metropolitana do Brasil e a 117ª área metropolitana do mundo em termos populacionais.
TRANSPORTE:As rodovias integram os municipios da RMF constituindo o sistema rodoviário.As principais estradas estaduais são:CE-040 e CE-025 passando por Eusébio, Aquiraz e seu litoral, onde existe um complexo turístico, destaque para o beach park;CE-060 passando por Maracanaú e Pacatuba;CE-065 até Maranguape; a CE-090 com acesso ao litoral de Caucaia; a CE-085 até o município de São Gonçalo do Amarante; a estrada CE-350 liga Pacatuba a Itaitinga; a CE-422 que da acesso ao Porto do Pecém.

ECONOMIA: Ao redor do Porto do Pecém está sendo estruturado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que abrigará a siderúrgica e uma refinaria, em processo de implantação entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.O Distrito Industrial de Maracanaú, instalado na mesma cidade, abriga boa parte das Industrias da Metrópole.

MUNICÍPIOS: Caucaia, Cascavel, Aquiraz, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Maracanaú, Eusébio, Guaiuba, Ibiapina, Chorozinho, Pacajus, Horizonte e Pindoretama.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Fortaleza

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Transposição do Rio São Francisco


Se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Sententrional".O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional-MI.Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão.Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil.A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará intensamente o ecossistema ao redor do de todo o Rio São Francisco.

Industria da seca

Refere-se a estratégia de grupos políticos e econômicos que se aproveitam do fenômeno natural da seca da região Nordeste do Brasil em benefício próprio como receber doações do governo de outro estado e usa-las para seu próprio uso.
tais recursos são aplicados em benfeitorias em suas propriedades particulares para lutar contra a seca, como por exemplo, a utilização de "frentes de trabalho", pagas pelo governo, para construir açudes em suas terras.Não raro, os recursos os recursos são desviados para finalidades distintas das atividades agropecuárias e combate a seca.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_da_seca

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desertificação


Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas". Considera as áreas suscetíveis aquelas com índice de aridez entre 0,05 e 0,65. A ONU adotou o dia 17 de junho como o Dia Mundial de Combate à Desertificação.
São os quatros os núcleos de desertificação intensa, que abragem numa área de 18.743,5 km quadrados:
Gilbues-PI, irauçuba-CE, seridó-RN e Cabrobó-PE.O semi-árido brasileiro também apresenta 10% de sua área processos graves de desertificação.

Desenvolvimento Sustentável


É o conceito sistemico que se traduz no modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.Foi usado pela primeira vez, em 1987,no relatorio de Brudtland, um relatorio elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiental, criado em 1983 pela Assembléia das Nações Unidas.
O campo do desenvolvimento sustentával pode ser dividido em três componentes:
A sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econóomica e sustentabilidade sócio-política.
A agenda 21 é um processo pelo qual as entidades nacionais se envolvem com a comunidade civil na elaboração da estratégia conjunto, e com um plano de acção que vise melhorar a qualidade de vida a nível local.